fbpx
08 ferramentas de marketing que todo empreendedor precisa ter para alavancar a sua empresa
Flexspot

Flexspot

08 ferramentas de marketing que todo empreendedor precisa ter para alavancar a sua empresa

08 ferramentas de marketing que todo empreendedor precisa ter para alavancar a sua empresa

Observa-se que o empreendedorismo está em alta no Brasil e vem ganhando força em diversos segmentos. Este post tem o objetivo de destacar 8 ferramentas de marketing para ajudar os empreendedores alavancarem suas empresas.

“No brasil, 39% da população economicamente ativa é dona do próprio negócio” PGEN

Um estudo sobre empreendedorismo no brasil realizado pela empresa McKinsey em parceria com o evento Brazil at Silicon Valley, identificou o brasil como um dos países mais empreendedores.

A maior parte dos hubs de inovação se concentra em sete estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco.

Conheça agora as 8 ferramentas de marketing essenciais para o seu negócio

1. E-mail Marketing

Primeiramente, o e-mail é uma das formas de contato mais utilizada pelas empresas para manter a comunicação com os clientes, fornecedores e colaboradores.

Portanto, investir em e-mail marketing se torna uma das estratégias mais importante, para garantir mais resultados e aumentar a sua carteira de clientes.

O mercado oferece diversas opções de automação de e-mail marketing para tornar o processo mais dinâmico e ganhar escalabilidade.

2. CRM

Não basta ter apenas o cadastro do cliente, tem que armazenar o histórico e saber em que etapa você está do processo de prospecção e de venda.

Através do CRM é possível gerenciar os contatos e o status de cada cliente, como também outras informações mais específicas.

Atualizar as informações e manter contato contínuo com seus clientes faz toda diferença. Assim, aumentado a chance de fechar bons negócios e também de gerar valor para a sua empresa.

3. Blog

O blog voltou a ter uma presença significativa no cenário digital, e atualmente é utilizado como uma das ferramentas mais importantes para levar conhecimento e gerar engajamento através de conteúdo relevante. Logo, contribuindo para o processo de qualificação dos leads, podendo reduzir o custo de aquisição dos clientes.

O blog também favorece as vendas, visto que ao divulgar informações mais detalhadas ajuda esclarecer melhor os atributos dos seus produtos e serviços, os valores da sua empresa, evitando que os clientes criem objeções por falta de conhecimento.

4. Redes Sociais

Um dos canais mais utilizados para gerar visibilidade para a marca e criar engajamento de forma mais dinâmica e em tempo real.

As marcas mais famosas estão presentes nas redes sociais e o investimento em mídia para o Instagram, Facebook, Linkedin, entre outros vem crescendo cada vez mais.

Se destacar dos concorrentes, fez com que os anúncios e as interações fossem cada vez mais criativas.

Tirando o foco de um processo de venda massiva, passando a ter mais representatividade ao buscar conteúdo que gere mais valor e conhecimento.

5. Comunicação Multichannel (chatbot, whatsapp, SAC, e etc)

Bem como, com a evolução da tecnologia, o mercado também teve que se adaptar a nova realidade, a qual o meio digital está presente em quase todo o processo: site, loja virtual, contato via chat e perfil das redes sociais, pagamento online, e etc.

Sendo assim saber quais canais o seu público utiliza pode fazer a diferença na hora do fechamento de vendas e no processo de fidelização dos clientes.

Pois para ter um bom atendimento tem que ter agilidade e uma equipe de profissionais bem treinados.

Os canais que mais se destacam atualmente não apenas para atender os clientes, mas como uma estratégia de relacionamento com seus consumidores é o chatbot.

O qual utiliza inteligência artificial para se comunicar com os clientes, e direcioná-los para os serviços e produtos adequados, esclarecer dúvidas e/ou encaminhar para o atendimento técnico.

O Whatsapp também está ganhando cada vez mais espaço no mercado corporativo, e também pode ser utilizado como um canal de relacionamento com os clientes.

6. Plataformas interativas: hotspot, vídeos, aplicativos

Para se destacar em meio aos concorrentes, é importante ter estratégias de marketing e comunicação para atrair a atenção do seu público e interagir de forma contínua.

Além das ferramentas destacadas nos outros tópicos, é necessário ter ferramentas que estimulem uma interação. Não apenas para fins comerciais, como também incentivar uma troca de conhecimento e um ambiente mais colaborativo.

Juntamente com as plataformas de vídeo para apresentações institucionais, treinamentos e etc.

Outra opção que vem se destacando em meio as plataformas interativas, é o wi-fi, que por meio de um hotspot é possível gerenciar a rede de acordo com a necessidade dos clientes.

Bem como passar a ser uma ferramenta de marketing valiosa para prospectar leads qualificados no seu estabelecimento. Criar interação com o seu público ao utilizar a página de login para exibir anúncios, informativos, pesquisas entre outros.

O wi-fi marketing, utiliza o wi-fi como meio de divulgação para gerar mais engajamento com os consumidores. Logo, facilitando o processo de prospecção, pois para acessar à internet o cliente precisa fazer um cadastro e se identificar.

E todos os dados cadastrais e o comportamento de compra, podem auxiliar na segmentação dos clientes de acordo com as suas preferências e necessidades.

Utilizar o seu wi-fi como ferramenta de marketing traz inúmeros benefícios não só para o seu estabelecimento, como também para os seus clientes, pois viabiliza um canal direto com seu público e possibilita uma comunicação mais direcionada e assertiva.

7. Software para avaliar a performance digital: Google Ads e Analytics

Após elaborar as estratégias de marketing e o plano de comunicação, é importante mensurar os resultados e medir a performance e a presença digital da sua marca.

O Google Analytics é uma plataforma para medir a audiência do seu site, blog, anúncios de redes sociais e etc.

Outra opção para gerar tráfego para seu site e obter mais visibilidade, é o Google Ads que exibe seus anúncios no Google por meio de palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

E mensura quantas pessoas clicaram, qual dispositivo foi utilizado para fazer a pesquisa, quais termos tiveram mais buscas entre outros.

Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o site e o conteúdo também é de grande relevância para monitorar a presença da sua marca no meio digital.

8. Software de Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação é importante não apenas para medir a satisfação dos clientes, mas também para descobrir as percepções do seu público, identificar o perfil dos seus consumidores e estabelecer um relacionamento consolidado e transparente com seus clientes.

Procurar estruturar um bom atendimento e melhoramento contínuo irão contribuir de forma favorável para obter resultados cada vez mais relevantes.

As pesquisas mais utilizadas pelas empresas são: pesquisa NPS, Customer Satisfaction Score (CSAT), Customer Effort Score (CES).

Saiba mais: 05 dicas de como elaborar relatórios utilizando pesquisa NPS e obter informações valiosas para o crescimento da sua empresa

As ferramentas apresentadas ao longo do texto auxiliam os  empreendedores a se destacarem no cenário digital, gerar visibilidade para a marca, agregar mais valor para o seu negócio, ajudando a empreender de forma mais eficiente e assertiva.

Leia mais: Como o seu wi-fi pode auxiliar as estratégias de Customer Success?

hotspot

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress