fbpx
08 ferramentas de marketing que todo empreendedor precisa ter para alavancar a sua empresa
Flexspot

Flexspot

08 ferramentas de marketing que todo empreendedor precisa ter para alavancar a sua empresa

“No brasil, 39% da população economicamente ativa é dona do próprio negócio” PGEN

Um estudo sobre empreendedorismo no brasil realizado pela empresa McKinsey em parceria com o evento Brazil at Silicon Valley, identificou o brasil como um dos países mais empreendedores. A maior parte dos hubs de inovação se concentra em sete estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. Observa-se que o empreendedorismo está em alta no brasil e vem ganhando força em diversos segmentos. Sendo assim, este post tem o objetivo de destacar as principais ferramentas para ajudar os empreendedores alavancarem suas empresas.

1. E-mail Marketing

O e-mail é uma das formas de contato mais utilizada pelas empresas para manter a comunicação com os clientes, fornecedores e colaboradores, portanto investir em e-mail marketing se torna uma das estratégias mais importante para garantir mais resultados e aumentar a sua carteira de clientes. O mercado oferece diversas opções de automação de e-mail marketing para tornar o processo mais dinâmico e ganhar escalabilidade.

2. CRM

Não basta ter apenas o cadastro do cliente, tem que armazenar o histórico e saber em que etapa você está do processo de prospecção e de venda. Através do CRM é possível gerenciar os contatos e o status de cada cliente, como também outras informações mais específicas. Atualizar as informações e manter contato contínuo com seus clientes faz toda diferença, aumentado a chance de fechar bons negócios e também de gerar valor para a sua empresa.

3. Blog

O blog voltou a ter uma presença significativa no cenário digital, e atualmente é utilizado como uma das ferramentas mais importantes para levar conhecimento e gerar engajamento através de conteúdo relevante, contribuindo para o processo de qualificação dos leads, podendo reduzir o custo de aquisição dos clientes. O blog também favorece as vendas, visto que ao divulgar informações mais detalhadas ajuda esclarecer melhor os atributos dos seus produtos e serviços, os valores da sua empresa, evitando que os clientes criem objeções por falta de conhecimento.

4. Redes Sociais

Um dos canais mais utilizados para gerar visibilidade para a marca e criar engajamento de forma mais dinâmica e em tempo real. As marcas mais famosas estão presentes nas redes sociais e o investimento em mídia para o Instagram, Facebook, Linkedin, entre outros vem crescendo cada vez mais. Se destacar dos concorrentes fez com que os anúncios e as interações fossem cada vez mais criativas, tirando o foco de um processo de venda massiva, passando a ter mais representatividade ao buscar conteúdo que gere mais valor e conhecimento.

5. Comunicação Multichannel (chatbot, whatsapp, SAC, e etc)

Com a evolução da tecnologia, o mercado também teve que se adaptar a nova realidade, a qual o meio digital está presente em quase todo o processo (site, loja virtual, contato via chat e perfil das redes sociais, pagamento online, e etc), sendo assim saber quais canais o seu público utiliza pode fazer a diferença na hora do fechamento de vendas e no processo de fidelização dos clientes, pois para ter um bom atendimento tem que ter agilidade e uma equipe de profissionais bem treinados. Os canais que mais se destacam atualmente não apenas para atender os clientes, mas como uma estratégia de relacionamento com seus consumidores é o chatbot que utiliza inteligência artificial para se comunicar com os clientes e direcioná-los para os serviços e produtos adequados, esclarecer dúvidas e/ou encaminhar para o atendimento técnico. O whatsapp também está ganhando cada vez mais espaço no mercado corporativo, e também pode ser utilizado como um canal de relacionamento com os clientes.

6. Plataformas interativas (wi-fi marketing, vídeos, aplicativos e etc)

Para se destacar em meio aos concorrentes é importante ter estratégias de marketing e comunicação para atrair a atenção do seu público e interagir de forma contínua. Além das ferramentas destacadas nos outros tópicos, é necessário ter ferramentas que estimulem uma interação, não apenas para fins comerciais, como também incentivar uma troca de conhecimento e um ambiente mais colaborativo. Além das plataformas de vídeo para apresentações institucionais, treinamentos e etc, outra opção que vem se destacando em meio as plataformas interativas é o wi-fi que por meio de um hotspot é possível gerenciar a rede de acordo com a necessidade dos clientes e passar a ser uma ferramenta de marketing valiosa para prospectar leads qualificados no seu estabelecimento, criar interação com o seu público ao utilizar a página de login para exibir anúncios, informativos, pesquisas entre outros. 

O wi-fi marketing utiliza o wi-fi como meio de divulgação para gerar mais engajamento com os consumidores, facilita o processo de prospecção, pois para acessar à internet o cliente precisa fazer um cadastro e se identificar, e todos os dados cadastrais e o comportamento de compra, podem auxiliar na segmentação dos clientes de acordo com as suas preferências e necessidades. Utilizar o seu wi-fi como ferramenta de marketing traz inúmeros benefícios não só para o seu estabelecimento, como também para os seus clientes, pois viabiliza um canal direto com seu público e possibilita uma comunicação mais direcionada e assertiva.

7. Software para avaliar a performance digital (Google Ads e Analytics)

Após elaborar as estratégias de marketing e o plano de comunicação, é importante mensurar os resultados e medir a performance e a presença digital da sua marca, o Google Analytics é uma plataforma para medir a audiência do seu site, blog, anúncios de redes sociais e etc. Outra opção para gerar tráfego para seu site e obter mais visibilidade é o Google Ads que exibe seus anúncios no Google por meio de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, e mensura quantas pessoas clicaram, qual dispositivo foi utilizado para fazer a pesquisa, quais termos tiveram mais buscas entre outros. Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o site e o conteúdo também é de grande relevância para monitorar a presença da sua marca no meio digital.

8. Software de Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação é importante não apenas para medir a satisfação dos clientes, mas também para descobrir as percepções do seu público, identificar o perfil dos seus consumidores e estabelecer um relacionamento consolidado e transparente com seus clientes. Procurar estruturar um bom atendimento e melhoramento contínuo irão contribuir de forma favorável para obter resultados cada vez mais relevantes. As pesquisas mais utilizadas pelas empresas são: pesquisa NPS, Customer Satisfaction Score (CSAT), Customer Effort Score (CES).

Saiba mais: 05 dicas de como elaborar relatórios utilizando pesquisa NPS e obter informações valiosas para o crescimento da sua empresa


As ferramentas apresentadas ao longo do texto auxiliam os empreendedores a se destacarem no cenário digital, gerar visibilidade para a marca, agregar mais valor para o seu negócio, ajudando a empreender de forma mais eficiente e assertiva. 

Leia mais: Como o seu wi-fi pode auxiliar as estratégias de Customer Success?

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja também

O que é HotSpot?

Você sabe o que significa HotSpot? Neste Guia Definitivo sobre Hotspot, vamos te contar tudo: o que é e o que não é, como utilizar,

Leia mais »