fbpx
HotSpot
Flexspot

Flexspot

Hotspot o que é?

Você sabe o que significa HotSpot? Neste Guia Definitivo sobre Hotspot, vamos te contar tudo: o que é e o que não é, como utilizar, dicas de segurança e muito mais.

Hotspot o que é? Por definição, um determinado local onde uma rede sem fio (Wi-Fi) está disponível para ser utilizada. Atualmente, o acesso a rede sem fio, é o que torna os seus dispositivos realmente portáteis.

O termo vem do inglês “lugar quente”, ou seja, um lugar que todos querem.

Neste post você vamos abordar:

Hotspot gratuito ou cobrado?

Em muitos locais, estes pontos de rede são oferecidos gratuitamente para consumidores do espaço em comum – aeroportos, shoppings, hotéis, bares, cafeterias, restaurantes. Até mesmo algumas cidades em edifícios públicos ou até praças públicas. Através do HotSpot a pessoa pode usar a internet em seu smartphone, tablet, notebook, e demais dispositivos com conexão Wi-Fi disponível.

Hoje, raramente se cobra por acesso a internet Wi-Fi. Ainda acontece em alguns locais, mas em geral, ainda se oferece um tempo cortesia ou velocidade mais alta, e após exceder este tempo ou consumo de dados, é cobrado opcionalmente para continuar utilizando o serviço, ou ele continua com velocidade reduzida.

Contudo, em geral, as empresas oferecem como cortesia em troca de dados cadastrais ou exibição de anúncios para o público. “Me dê internet e eu compartilho meus dados contigo”.

E apesar de não considerar como pago, em geral, você pode estar recebendo o serviço por estar pagando por outro serviço. Diária no caso de um hotel, ou associação no caso de algum clube, por exemplo. Neste caso, não é necessariamente gratuito, pois você está pagando por outro serviço associado.

Compartilhamento da internet do celular – Mobile HotSpot (Android / iOS)

Você possui mais de um dispositivo e precisa compartilhar a internet 3G/4G/5G da sua operadora com o seu tablet por exemplo?

É possível transformar o seu celular Android ou iOS em um ponto de compartilhamento móvel (Hotspot), fazendo com que ele passe a ser um roteador Wi-Fi para o outro dispositivo.

Isto é especialmente útil em caso de viagens, se contrata um chip com dados ou ativa em apenas um dos aparelhos, e a família toda utiliza. Ou então nestes casos emergenciais, onde é preciso compartilhar a internet do celular com os seus outros dispositivos móveis.

HotSpot das Operadoras – Net, Oi WiFi FON, Tim Wi-Fi, Claro Wi-Fi, Vivo Wi-Fi

Sim! As operadoras de telecomunicações querem que você utilize o Wi-Fi ao invés do plano de dados. Afinal, é um alívio para a rede delas ter menos usuários utilizando ao mesmo tempo o serviço móvel de dados.

As Operadoras

Em geral, elas oferecem conexão apenas para quem é cliente da própria operadora.

Você deve cadastrar seu usuário e senha validado os seus dados cadastrais para confirmar que você é um assinante. Abaixo algumas operadoras que oferecem este tipo de serviço:

  • #NET-CLARO-WIFI – Há milhares de pontos de acesso Wi-Fi espalhados pelas ruas, bares, restaurantes e aeroportos. Clientes Claro móvel com plano pós com pacotes de internet acima de 500MB, Claro residencial com planos de internet banda larga acima de 5 Mega e Combo Multi.net banda larga acima de 5 Mega e Combo Multi.
  • Oi: Clientes Oi elegíveis têm acesso ilimitado ao Oi WiFi. São elegíveis clientes Pós-pagos, Oi Banda Larga, Oi Controle e Pré-pagos com crédito ativos. Caso o cliente desative o widget ou saia da rede Oi WiFi ou Oi WiFi Fon, o acesso à internet será interrompido. Só para ter uma ideia, a operadora Oi, oferece mais de 2 milhões de hotspots em todo o Brasil. O tráfego é ilimitado.
  • Tim Wi-Fi: O cliente deve inserir login e senha (a mesma utilizada para acessar o Meu TIM) no primeiro acesso pelo aplicativo. A partir então, a conexão passa a ser automática.
  • Vivo WiFi Hotspot: Para clientes de internet móvel ou Speedy.

Para quais empresas faz sentido oferecer Internet Wi-Fi para os clientes?

Em geral, empresas que tem um tempo de permanência de 20 minutos ou mais por parte dos clientes no seu estabelecimento, oferecem esta comodidade.

Afinal, até podemos utilizar os dados móveis, mas quando ficamos muito tempo, tendemos a ficar incomodados com o consumo da franquia da operadora e procuramos por uma rede Wi-Fi de livre acesso.

Benefícios para as empresas que disponibilizam Hotspot para os clientes

Um do grandes benefícios do HotSpot é que, você entregando um Wi-Fi através de um sistema de gerenciamento de HotSpot como o FlexSpot, você tem a possibilidade de capturar dados importantes de quem está usando a sua rede. Através do uso desses dados em prol da sua empresa, permite que você estabeleça estratégias de marketing, relacionamento e até mensurar a satisfação do cliente.

70% das pessoas, afirmam ficar mais tempo no estabelecimento quando há internet livre, o que significa o aumento de consumo no local onde ele está, ou seja, ofertar internet para o seu cliente pode ser uma forma de aumentar o seu ticket de venda.

Serviços Pagos

  • Boingo: este serviço possui cerca de 1 milhão de pontos de acesso em todo mundo. Seu plano inicial é de US$ 14,99 e permite conectar dois dispositivos, sem taxa de roaming e acesso simplificado.
  • UOL Wi-Fi: O UOL Wi-Fi é a sua internet sem fio e sem limite de dados  para usar fora de casa. A partir de uma assinatura mensal, você conta com diversos pontos de acesso à internet espalhados pela cidade para se conectar e navegar o quanto quiser.

Para encontrar os locais onde você pode navegar pela rede UOL Wi-Fi, acesse http://wifi.uol.com.br e selecione no menu a opção Cobertura de acesso.

Como encontrar Wi-Fi HotSpots gratuitos?

Existem aplicativos ou sites na internet que disponibilizam uma relação ou um mapa com pontos de acesso. Alguns aplicativos, através de uma “rede social” de compartilhamento de locais com HotSpot, disponibilizam no mapa os locais onde você encontrará as redes sem fio abertas.

Em alguns, até compartilham a senha (de redes que não tem o formato de hotspot aberto). Os aplicativos mais famosos são: Mandic Magic, Instabirdge, WiFi Finder e Datally.

Vale lembrar que em alguns casos, é possível salvar os dados off-line de uma determinada região ou cidade para quando você estiver sem dados da operadora, mesmo assim conseguir localizar as redes de uma determinada região.

Equipamentos: A diferença entre Roteador, Access Point e HotSpot.

Roteador: É um dispositivo utilizado para conectar diferentes redes entre si. “Roteiam” a internet para a sua rede local. Em geral, é necessário possuir um roteador na “entrada” da internet, para “rotear” a internet do provedor para rede interna da sua casa/empresa. Este roteador pode possuir também a função de wireless ou não.

Access Point: Ponto de acesso – em geral, apenas compartilha a rede, colocando todos os dispositivos na mesma rede. Ou seja, não roteia, esta função fica com outro equipamento que está fazendo esta função na rede, o roteador.

Hotspot: Equipamento que possui algum software embarcado para liberar a internet aos usuários através da autenticação em alguma página de captura (captive portal) / hotspot.

Existem vários fabricantes que tem embarcado uma versão muito simplificada de HotSpot em roteadores convencionais, transformando o roteador em um Hotspot como o Hotspot 300 da intelbras, que traz a funcionalidade de liberar a internet após o check in no facebook.

Em geral, estes equipamentos apresentam poucas funcionalidades quando comparados a um sistema profissional de hotspot como o FlexSpot.

Segurança

É importante lembrar da segurança relacionada ao utilizar Wi-Fi aberto (sem senha), ou seja, a maioria dos hotspots públicos. É preciso ter cuidado no momento da escolha do ponto de distribuição de acesso à internet, para que seja controlado de maneira eficiente para evitar algum tipo de invasão.

Quais são os riscos envolvidos ao se conectar em uma rede sem senha?

O seu tráfego fica “disponível”, uma pessoa com experiência, conseguirá “escutar” todo o tráfego que está passando na rede sem fio. Sugere-se portanto, a utilização apenas de sites seguros (com protocolo SSL), aquele em que o cadeadinho fica verdinho no navegador ou então, aconselha-se o uso de VPN (conexão privada virtual), que cria um túnel seguro para você fazer o que precisa através da conexão Wi-Fi.

Alguns antivírus pagos oferecem este serviço ou serviços dedicados de VPN. Portanto, se você utiliza redes sem senha, é bom se proteger no lado do dispositivo. Apesar de pouco provável, pode ser que tenha alguém te espiando. Faça a sua parte. Proteja-se.

Evite entrar em sites de bancos ou outros que contenham dados sensíveis enquanto estiver utilizando a rede sem fio aberta.

Quais os principais benefícios e por que a sua empresa deveria oferecer um WiFi Hotspot para os seus clientes com o FlexSpot?

Algumas possibilidades que você tem ao usar o FlexSpot para gerenciar sua rede Wi-Fi e oferecer acesso aos seus clientes são:

  • Marketing: Estudar o perfil de seu consumidor através dos seus dados, inclusive com informações personalizáveis para o seu negócio;
  • Banners e anúncios promocionais para clientes reais;
  • Captar contatos para e-mail marketing;
  • Direcionar os dados para as redes sociais do seu negócio;
  • Qualidade e Controle: Gerencie o tempo e a velocidade da conexão, crie uma rede que atenda a todos os visitantes com qualidade;
  • Emitir relatórios de áreas e pontos de acesso com maior movimentação;
  • Pesquisas de satisfação através da metodologia NPS para os clientes que conectam no seu hotspot com o FlexSpot;
  • Conformidade com a legislação: Marco Civil e LGPD.

Todas essas informações serão captadas ao longo do tempo e serão a base para o seu planejamento de negócio. Como é possível perceber, um Hotspot pode ser um ótimo aliado ao seu negócio.

Ainda ficou com dúvidas? Tem sugestões que podem ajudar a outras pessoas com este conteúdo?

Envie e-mail para contato@flexspot.net que teremos o prazer de te ouvir.

hotspot o que é

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress