fbpx
wifi
Flexspot

Flexspot

O Wi-Fi será substituído pelo 5G? Saiba mais sobre essas tecnologias e seu futuro

Você sabe como as novas possibilidades de acesso à internet via 5G podem impactar seu negócio?
A conectividade ampliou as potencialidades dos negócios e permitiu inúmeras otimizações. Hoje, parece impossível tocar qualquer empreendimento sem uma conexão online, não é mesmo?

Sistemas eletrônicos, vendas e pagamentos remotos, digitalização de processos e rotinas, um mundo de vantagens e possibilidades se abriu pelo simples fato das organizações poderem ter acesso democrático e rápido à internet, e mais: fazerem isso de forma wireless.

O Wi-Fi e o 5G (rede móvel) permitiram que empresas de todos os portes e segmentos passassem a funcionar de qualquer lugar, eliminando barreiras, multiplicando a produtividade e aumentando a qualidade da experiência do usuário ou consumidor.
A conexão Wi-Fi funciona a partir da transmissão de ondas de rádio. O acesso depende do raio de ação/cobertura da conexão, que chamamos de Hotspot, e também de um adaptador que recebe, decodifica e emite os sinais de uma determinada antena, o qual é conhecido como Roteador. A distância determinante do acesso varia entre 100 e 300 metros, incluindo espaços internos e externos. E a comunicação entre dispositivos é estabelecida pelo tráfego de dados duplo (upload/download).
O mais recente padrão dessa conexão é chamado WiFi 6E, que funciona na frequência de 6 GHz e permite acessos mais rápidos e estáveis, pensados, por exemplo, para as demandas atuais de reprodução com máxima qualidade (8K).
Já o 5G diz respeito à 5ª geração de banda larga móvel, ou seja, o tipo de acesso utilizado nos celulares e demais dispositivos mobile. Ele surge para ampliar o nível de acesso e, potencialmente, substituir a conexão 4G LTE difundida e vigente até então. 
As redes 5G também funcionam via frequências de rádio, mas esses pontos de transmissão são licenciados, concedidos às operadoras através de leilões. Este fato, somado com a amplitude dessa tecnologia, tornam a velocidade de download/upload do 5G mais rápida e eficiente, o que é superinteressante para os provedores, negócios e usuários.
A conexão Wi-Fi e o acesso via 5G têm estruturas e desempenhos diferentes. Apesar de mais potente e tecnológico, o uso da rede 5G ainda demanda uma conexão com operadoras de telecomunicações, que se dá através do cartão SIM, o famoso chip de celular.
O Wi-Fi pode ser usado por qualquer pessoa que possua acesso à área da banda de frequência e aos dados de autenticação configurados pelo provedor ou titular da rede para o uso (senha, cadastro, conexão via rede social, etc). 
Por outro lado, a largura desta banda é mais limitada, assim como o poder de distribuição das suas ondas (o sinal do Wi-Fi tem dificuldade de atravessar paredes, por exemplo). Resumindo, essas duas tecnologias têm diferenças e questões limitantes.


O Wi-Fi será substituído pelo 5G?


Apesar do 5G ser uma verdadeira potência e oferecer uma excelente qualidade de conexão e experiência para o usuário para cumprir todas as demandas de acesso à internet, a sua jornada ainda está no início e pode não oferecer o melhor custo-benefício em todas as situações.
O Wi-Fi já está presente na maior parte das localizações e espaços públicos e privados, o que facilita e garante a continuidade dessa tecnologia em diversas aplicações ainda por bastante tempo. 
A previsão, portanto, é que o 5G não vá substituir o Wi-Fi tão cedo e essas duas tecnologias vão coexistir e se complementar pelos próximos anos, para o benefício dos negócios e usuários como um todo, servindo a propósitos diferentes.
O Wi-Fi, provavelmente, continuará como a melhor solução para ambientes domésticos e empresariais, por ser mais econômica e oferecer um maior controle dos acessos. Já o 5G, virá como solução principal para a conexão em áreas externas e em aplicações mais avançadas e inovadoras, envolvendo Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial.
Com o FlexSpot ficou mais fácil criar conexões com seus clientes, melhorar o atendimento e aumentar as vendas. Saiba mais sobre.


O FlexSpot

Hotspot FlexSpot

Se você entrega conexão WiFi para os seus clientes, usar o FlexSpot será a solução mais eficiente. Além de colaborar com a praticidade e a qualidade da conexão, o Hotspot Social libera o acesso à rede WiFi por meio do login em uma rede social. Ou seja, ao se conectar, o cliente já te dá acesso à alguns dados de forma automática. 

Um sistema de Hotspot como o FlexSpot transforma o seu Wi-Fi em uma ótima ferramenta de marketing!

Permite não só configurar a rede, como também obter leads qualificados, informações do comportamento de compra do cliente, exibir anúncios e comunicação direcionada, auxilia o processo de fidelização dos clientes, tem opção de monetizar o acesso, e por fim garante uma conexão segura de acordo com a legislação.

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress