fbpx
chatbot
Flexspot

Flexspot

A importância do chatbot na jornada do cliente

Com a onda de inovações, várias empresas estão explorando a tecnologia de chatbots em diversos campos como educação, finanças, saúde, viagem, e-commerce, entre outros.
Porém o desenvolvimento de chatbots vem desde muito tempo atrás, essa ideia de robôs inteligentes, que possuem a habilidade de falar e pensar, surgiu pela primeira vez em 1940, com a obra “I, Robot” de Isaac Asimov e acompanhou o avanço das tecnologias e trouxe muitas contribuições para o mundo.
Existiram diversos outros projetos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, como o Watson da IBM, que foi projetado especificamente para participar de um programa de perguntas e respostas, Siri, Google Now, Alexa e Cortana que foram desenvolvidos para funcionarem como assistentes virtuais, Bots para Messenger que permitem interação com os contatos.

Áreas para utilizar os chatbots


Como chatbots são uma ferramenta que pode interagir com pessoas de forma automática e utilizando plataformas com as quais usuários já estão familiarizados, empresas estão prevendo que cerca de 85% do comprometimento dos consumidores seriam alcançados sem intervenção humana. Ou seja, quase todos os interesses que o usuário possa ter (como produtos, notícias, informações etc.) serão realizados de forma automatizada.
Organizações vêm explorando a melhoria das relações com os consumidores e, consequentemente, otimizando seus serviços de modo a diminuir o tempo de resposta e facilitar determinadas tarefas que deveriam ser feitas por seus clientes, como por exemplo:

Vendas

Chatbots auxiliam o cliente na busca por determinados produtos, oferecem produtos personalizados a partir do histórico de compras e podem interpretar dúvidas de como utilizar determinados produtos, entre outros;

RH

Chatbots ajudam na análise de satisfação e produtividade dos colaboradores, otimizam o tempo de resposta de perguntas que são comumente feitas ao RH e auxiliam em processos transacionais, nos quais os colaboradores podem ter dúvidas no preenchimento, entre outras coisas;

Viagem

O usuário consegue pedir informações (instruções passo–a–passo) de como realizar configurações, tem acesso em tempo real a valores de viagens e informações de destinos, sugestões de hotéis, etc.

Finanças

Chabots oferecem facilidade no gerenciamento de investimentos, aplicações de crédito, transferência de dinheiro.

Muitos outros contextos podem ser explorados para utilização dos chatbots, pois, como exemplificado acima, é possível visualizar diversos potenciais, como: serviço 24 horas, problemas resolvidos rapidamente, mensagens instantâneas e comunicação fácil.

A tecnologia de chatbot, junto aos avanços da inteligência artificial, vem mudando cada dia mais a maneira que vivemos e trabalhamos e, consequentemente, melhorando a relação entre os clientes e as empresas.

O Chatbot é uma ferramenta de relacionamento que agiliza um ponto de contato com o lead. De fato, é uma automação de chat que você pode colocar em pontos de contato com o cliente, sendo o site, dentro da sua plataforma, Landing Pages, entre outros. A ideia principal é agilizar o processo de atendimento, e potencializar a captação de leads. Posterior a isso, o atendimento humanizado é o ideal para dar segmento no atendimento e qualificação.

Confira todas as funcionalidades do FlexSpot!


Hotspot FlexSpot
Se você entrega conexão WiFi para os seus clientes, usar o FlexSpot será a solução mais eficiente. Além de colaborar com a praticidade e a qualidade da conexão, o Hotspot Social libera o acesso à rede WiFi por meio do login em uma rede social. Ou seja, ao se conectar, o cliente já te dá acesso à alguns dados de forma automática.
Um sistema de Hotspot como o FlexSpot transforma o seu Wi-Fi em uma ótima ferramenta de marketing!
Permite não só configurar a rede, como também obter leads qualificados, informações do comportamento de compra do cliente, exibir anúncios e comunicação direcionada, auxilia o processo de fidelização dos clientes, tem opção de monetizar o acesso, e por fim garante uma conexão segura de acordo com a legislação.

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress