fbpx
automacao-comercial
Flexspot

Flexspot

Saiba o que é automação comercial, quais seus benefícios e como implementá-la no seu negócio

Para quem nunca ouviu falar, a automação comercial é o uso de ferramentas tecnológicas integradas à rotina comercial com o intuito de facilitar tarefas cotidianas. Cada vez mais, os negócios estão usando essa tecnologia para analisar seus clientes e para tomada de decisões, aumentando a qualidade dos serviços e assim diminuindo o percentual de erros. Basicamente o serviço é substituir atividades que antes eram feitas manualmente, agora por meio de software.

Um exemplo bem satisfatório, tem sido o uso em restaurantes, gerando um processo muito eficaz, pois reduz desperdícios e aumenta a organização.  A criação de cardápio digital, gestão de pedidos virtualmente, máquinas de autoatendimento, entre outros, ganham em agilidade, confiabilidade e produtividade.

No Brasil, durante a pandemia, tivemos mais de 300 mil bares e restaurantes fechados. Este contexto acelerou a digitalização dos estabelecimentos atuais, principalmente no atendimento, o que proporcionou mais autonomia para os clientes, assim acelerando o processo, enquanto o atendimento humanizado se preocupa em atender outros fatores dentro do negócio, como um atendimento mais personalizado e atividades que foquem no resultado, além de serviços básicos como retirar louças vazias da mesa, repor bebidas, limpar as mesas com rapidez, entre outros.

Outros benefícios que podemos observar são o controle sobre as vendas, aonde o comerciante pode monitorar o lucro e não precisa mais esperar o final do dia para a conferência. Além disso, pode acompanhar o desempenho diário de seus vendedores.

O cardápio digital, por exemplo, em caso de restaurantes, é uma economia em impressões de itens de cardápio, além da facilidade em alterar valores ou acrescentar e retirar itens que antes com o cardápio impresso teria um custo e um trabalho muito maior.

Softwares de gestão de pedidos também auxiliam, e muito, os processos que já são caóticos em restaurantes. Com tudo acontecendo ao mesmo tempo, comandas manuais demandam atenção dos atendentes e da cozinha, o que pode aumentar as chances de erros. 

As máquinas de autoatendimento já são uma realidade na indústria de fast food por exemplo. Este equipamento permite que os clientes façam seu pedido e concluam o pagamento sem qualquer interação humana, o que acelera a venda e otimiza o tempo.

Outro ponto são os pedidos de delivery, que antes feitos por telefone, demandavam mais tempo e os riscos de erros de anotações de pedido eram bem maiores. Com a automação, os pedidos feitos pelos próprios clientes otimizam tempo e chances bem menores de erro de pedido ou valores.

Além de todos os benefícios citados, temos a redução dos custos. Com menos tarefas a serem executadas no dia a dia, você também reduz a necessidade de contratação de mais mão de obra e consecutivamente sobra tempo para vender mais. Com processos mais ágeis e pedidos ocorrendo em menos tempo, é natural que as vendas aumentem. A autonomia que os clientes ganham faz com que mais e mais pessoas possam ser atendidas em menos tempo, o que pode aumentar seu faturamento.

Precisamos enfatizar que para adquirir a automação comercial funcionar a rede wi-fi é fundamental para esse serviço se tornar eficaz.

Descubra mais sobre o FlexSpot

A FlexSpot é a solução ideal para essa implementação inovadora. Oferecemos um acesso a internet seguro e de qualidade, de forma prática e rápida para seu negócio, além de termos toda integração com sistemas. Nela, é possível criar seu cardápio digital e receber pedidos via WhatsApp ou pelo seu próprio sistema de gestão de pedidos. 

Além disso, o Menu WiFire te ajuda a captar cadastros de clientes e construir uma base de dados qualificados, que pode ser usada em ações de marketing e relacionamento.

São mais vantagens para você e mais facilidade para os seus clientes. E se você também está buscando melhorar a rede sem fio do seu estabelecimento, veja como escolher os melhores equipamentos de rede Wi-Fi para seu estabelecimento.

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress