fbpx
Como melhorar a performance digital do seu estabelecimento?
Flexspot

Flexspot

Como melhorar a performance digital do seu estabelecimento?

Analisar o comportamento do cliente no ambiente digital é bem mais fácil, pois o através das pesquisas, páginas acessadas, cliques entre outros, o consumidor deixa o seu rastro e as ferramentas de análise e rastreamento como o Google Analytics, Facebook Pixel, Instagram, entre tantas outras e até as hashtags servem de parâmetro para avaliar a presença digital da empresa e como o seus produtos e serviços são pesquisados pelos seus clientes.

A presença digital é algo fundamental para qualquer empresa, até para aquelas que só vendem em um ambiente físico. Portanto é necessário investir também em comunicação digital ter um site, criar um perfil nas redes sociais, e utilizar as ferramentas de análise para  auxilia a empresa obter mais visibilidade, gerar valor e ser uma marca lembrada quando o cliente pesquisar por aquela categoria. 

E, como melhorar a performance digital do seu ponto físico?

 

– Aparecer no Google Maps

Quando o cliente procurar pelos seu produtos ou serviços através dos buscadores como Google, Bing, e etc irá visualizar a localização no mapa, como também a avaliação da web.

Utilizando o Google My Business, sua empresa pode saber quantos clientes solicitaram rota para o seu estabelecimento, mensurando a quantidade de pessoas que querem ir até o seu local físico.

 

– Site e Perfil nas Redes Sociais 

O site é a porta de entrada para a empresa, onde o cliente busca mais informações e onde procura referências, por isso ter um site é fundamental para levar informação aos consumidores, como também estar presente nas redes sociais para se comunicar com o seu público-alvo e gerar engajamento. 

 

– Ferramentas de Análise 

Monitorar a performance digital é essencial para saber quais são as estratégias, anúncios, canais de venda que se destacam, avaliar se está obtendo o retorno esperado e também compreender o comportamento de compra dos seus clientes, mensurar os dados e verificar como o seu cliente chegou até a sua empresa. De acordo com um levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil, cerca de 47% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar fisicamente, e ressalta que a internet é uma grande ferramenta para o consumidor informar-se de forma rápida, prática e abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas.

 

– Links Patrocinados (Google Ads)

Os links patrocinados são anúncios que utilizam palavras-chave para divulgar os produtos e serviços das empresas, e auxilia o cliente encontrar o que precisa no momento em que pesquisarem no Google por determinados termos relacionados ao que a sua empresa oferece. O Google Ads é bem flexível, pois permite que o cliente comece a sua campanha de marketing com qualquer orçamento, e vai pagar apenas quando os consumidores clicarem no seu anúncio. 

 

– Anúncios nas Redes Sociais (Facebook e Instagram Ads)

Nota-se que uma das estratégias mais adotadas pelas empresas é anunciar nas redes sociais, pois além do custo-benefício, através das redes sociais é possível se comunicar com diversas pessoas e também tem a opção de exibir anúncios apenas para o seu público-alvo. Além de gerar mais visibilidade para a sua marca, ajuda também na divulgação do seu estabelecimento e pode ser utilizada para alavancar as vendas no seu ponto físico. 

 

– Wi-fi Marketing

Oferecer wi-fi no seu estabelecimento pode auxiliar não apenas na obtenção do cadastro dos clientes que frequentam o seu comércio, como também incentivar novas interações e auxiliar o marketing. Através do hotspot é possível personalizar a sua rede wi-fi exibindo anúncios, informativos, pesquisas e promoções na tela de login, gerando mais engajamento com os clientes no seu estabelecimento.

O wi-fi Marketing também pode realizar o rastreamento de usuários reais que visitam o estabelecimento e depois utilizar estes públicos criados através de facebook pixel ou google analytics, para direcionar anúncios a clientes reais. Pode aproveitar-se do público frequentador para criar públicos semelhantes (lookalike), tendo mais assertividade na busca por novos clientes, por exemplo.

O wi-fi marketing auxilia a empresa analisar o comportamento do consumidor no ambiente físico e pode também direcioná-los para o ambiente digital, pois para se conectar à internet o cliente poderá fazer login após preencher um cadastro, ou logar através de uma conta de rede social (login social). Isto também permite e incentiva que o cliente publique interações nos canais digitais como fazer check-in no Facebook, compartilhar vídeos, fotos e promoções do seu estabelecimento.

Agora com estas dicas fica muito mais fácil divulgar o seu estabelecimento e se destacar no meio digital. Lembre-se que o ideal é incluir no seu plano de marketing estratégias de comunicação para o ambiente digital, mesmo se a sua empresa realiza venda apenas no ponto físico, é muito importante para obter mais visibilidade e se tornar referência,  incentivando o público a visitar o seu estabelecimento. 

Saiba mais sobre os benefícios do wi-fi marketing para a sua empresa 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja também

O que é HotSpot?

Você sabe o que significa HotSpot? Neste Guia Definitivo sobre Hotspot, vamos te contar tudo: o que é e o que não é, como utilizar,

Leia mais »