fbpx
Como melhorar a performance digital do seu estabelecimento?
Flexspot

Flexspot

Como melhorar a performance digital do seu estabelecimento?

Analisar o comportamento do cliente no ambiente digital é bem mais fácil. Pois o através das pesquisas, páginas acessadas, cliques entre outros, o consumidor deixa o seu rastro e as ferramentas de análise e rastreamento como o Google Analytics, Facebook Pixel, Instagram. Entre tantas outras, e até as hashtags servem de parâmetro para avaliar a performance digital da empresa, e como o seus produtos e serviços são pesquisados pelos seus clientes.

Primeiramente, a presença digital é algo fundamental para qualquer empresa, até para aquelas que só vendem em um ambiente físico. Portanto, é necessário investir também em comunicação digital ter um site, criar um perfil nas redes sociais, e utilizar as ferramentas de análise. Para auxiliar a empresa obter mais visibilidade, gerar valor e ser uma marca lembrada, quando o cliente pesquisar por aquela categoria.

E, como melhorar a performance digital do seu ponto físico? Mas afinal, wifi hotspot o que é?

Wifi Hotspot o que é?

tendência de se manter constantemente conectado à internet faz do wi-fi um dos principais facilitadores, por ser o meio o qual os usuários se conectam. A utilização do wi-fi possibilitou uma nova forma de comunicação com os usuários e contribuiu para estabelecer uma interação direta e contínua com os clientes. Sendo assim, surgiu o termo wi-fi marketing, que oferece acesso à rede em troca de dados cadastrais, pesquisa de satisfação ou login social. O qual permite o usuário acessar à internet através do perfil do Facebook, Instagram, Linkedin entre outros. 

wi-fi marketinf visa estabelecer um relacionamento com o cliente através da conexão wi-fi. Ou seja, ao oferecer o wi-fi para os clientes a empresa poderá exibir anúncios, campanhas promocionais, informativos, pesquisa de satisfação na tela de login . E até mesmo impulsionar ações comerciais, gerar mais visibilidade para a marca e agregar valor ao negócio como um todo.

Tais estratégias poderão atrair e fidelizar os clientes. E consequentemente aumentar o faturamento, pois com os dados coletados via cadastro, pesquisa de satisfação entre outros, poderão ser usados para segmentar os clientes e exibir anúncios de acordo com o perfil de cada público. Assim, identificando suas preferências e construindo assim uma comunicação mais direcionada e assertiva

– Aparecer no Google Maps

Quando o cliente procurar pelos seu produtos ou serviços através dos buscadores como Google, Bing, etc. Irá visualizar a localização no mapa, como também a avaliação da web.

Utilizando o Google My Business, sua empresa pode saber quantos clientes solicitaram rota para o seu estabelecimento. Mensurando assim, a quantidade de pessoas que querem ir até o seu local físico.

– Site e Perfil nas Redes Sociais 

O site é a porta de entrada para a empresa. Onde o cliente busca mais informações e onde procura referências. Por isso ter um site é fundamental para levar informação aos consumidores, como também estar presente nas redes sociais para se comunicar com o seu público-alvo, e gerar engajamento.

– Ferramentas de Análise 

Monitorar a performance digital é essencial para saber quais são as estratégias, anúncios, canais de venda que se destacam. Avaliar se está obtendo o retorno esperado e também compreender o comportamento de compra dos seus clientes, mensurar os dados. E verificar como o seu cliente chegou até a sua empresa. De acordo com um levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil, cerca de 47% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar fisicamente, e ressalta que a internet é uma grande ferramenta para o consumidor informar-se de forma rápida, prática e abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas.

– Links Patrocinados (Google Ads)

Os links patrocinados são anúncios que utilizam palavras-chave para divulgar os produtos e serviços das empresas, e auxilia o cliente encontrar o que precisa no momento em que pesquisarem no Google, por determinados termos relacionados ao que a sua empresa oferece. O Google Ads é bem flexível, pois permite que o cliente comece a sua campanha de marketing com qualquer orçamento, e vai pagar apenas quando os consumidores clicarem no seu anúncio.

– Anúncios nas Redes Sociais (Facebook e Instagram Ads)

Nota-se que uma das estratégias mais adotadas pelas empresas é anunciar nas redes sociais. Pois além do custo-benefício, através das redes sociais é possível se comunicar com diversas pessoas. E também tem a opção de exibir anúncios apenas para o seu público-alvo. Além de gerar mais visibilidade para a sua marca, ajuda também na divulgação do seu estabelecimento e pode ser utilizada para alavancar as vendas no seu ponto físico.

– Wi-fi Marketing

Primeiramente, oferecer wi-fi no seu estabelecimento pode auxiliar não apenas na obtenção do cadastro dos clientes que frequentam o seu comércio. Como também incentivar novas interações e auxiliar o marketing. Através do hotspot é possível personalizar a sua rede wi-fi exibindo anúncios, informativos, pesquisas e promoções na tela de login, gerando mais engajamento com os clientes no seu estabelecimento.

O wi-fi Marketing também pode realizar o rastreamento de usuários reais que visitam o estabelecimento. E depois utilizar estes públicos criados através de Facebook Pixel ou Google Analytics, para direcionar anúncios a clientes reais. Pode aproveitar-se do público frequentador para criar públicos semelhantes (lookalike), tendo mais assertividade na busca por novos clientes, por exemplo.

Ao mesmo tempo, o wi-fi marketing auxilia a empresa analisar o comportamento do consumidor no ambiente físico. E pode também direcioná-los para o ambiente digital, pois para se conectar à internet o cliente poderá fazer login após preencher um cadastro, ou logar através de uma conta de rede social (login social). Isto também permite e incentiva que o cliente publique interações nos canais digitais como fazer check-in no Facebook, compartilhar vídeos, fotos e promoções do seu estabelecimento.

Agora com estas dicas fica muito mais fácil divulgar o seu estabelecimento e se destacar no meio digital. Lembre-se que o ideal é incluir no seu plano de marketing estratégias de comunicação para o ambiente digital, mesmo se a sua empresa realiza venda apenas no ponto físico, é muito importante para obter mais visibilidade e se tornar referência,  incentivando o público a visitar o seu estabelecimento.

Saiba mais sobre os benefícios do wi-fi marketing para a sua empresa 

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress