fbpx
wifi
Flexspot

Flexspot

8 dicas para melhorar a segurança da sua rede corporativa de Wi-Fi

Aprenda como fazer um diagnóstico e melhorar a segurança da rede corporativa de Wi-Fi. Confira dicas práticas e evite prejuízos financeiros ou judiciais.

Atualmente, ter uma rede Wi-Fi é essencial para praticamente todas as organizações. Contudo, muitos negócios de pequeno e médio porte ainda sofrem com a falta de recursos e habilidades para garantir a segurança da rede corporativa.  

Como está a segurança da sua rede corporativa?

Antes de mais nada, é importante fazer uma análise sobre o status atual de segurança da sua rede Wi-Fi corporativa. Veja os pontos de atenção a seguir e comece a entender o nível de fragilidade do seu wireless:

Se faça essas perguntas, antes de tudo:

Você faz uma gestão eficiente dos seus equipamentos? 

Seu roteador está em um local seguro, com acesso restrito?

Você mudou o nome e a senha padrão de SSID?   

Você criou uma rede Wi-Fi separada da faixa da sua LAN para seus clientes?

Essas são as perguntas iniciais para saber o quanto sua organização está exposta. Caso você tenha respondido “não” para uma ou mais questões, considere priorizar a segurança da sua rede corporativa Wi-Fi com urgência, seus clientes precisam de você, eles te escolheram procurando excelência.

Importância de uma rede segura

Se você tem uma empresa que ainda está crescendo, pode pensar que não tem dados que valham a pena serem roubados. Mas isso não vai impedir que pessoas mal intencionadas tentem acessar a sua rede e tirar vantagem do que encontrarem. Bastam poucas informações para que sua empresa desande. 

Além disso, também é preciso se preocupar com a segurança da informação dos seus clientes, pois a falta dela pode gerar possíveis prejuízos financeiros ou até judiciais. Embora você e seus funcionários estejam atentos à segurança e às políticas sobre o uso da internet, nem sempre os seus clientes estarão. 

Pessoas externas à sua empresa podem aproveitar a falta de restrições para acessar materiais impróprios ou até mesmo ilegais, como por exemplo fazer o download de recursos que infringem direitos autorais. Por acidente, também é possível que instalem malwares, ransomwares ou sejam vítimas de phishing, o que pode acabar infectando toda a sua rede e até o servidor. Proteja suas redes e informações, isso não se trata só de você ou de sua empresa, existem clientes por trás disso.

Por isso, um Wi-Fi seguro para convidados significa proteger não só a sua empresa, mas também as pessoas que usufruem dessa rede. Com isso, você poderá bloquear ataques, downloads de malwares e reduzir sua responsabilidade legal perante atividades eticamente questionáveis.

Principais problemas que podem ser enfrentados:

Como vimos, os riscos de uma rede Wi-Fi insegura para empresas são até piores, pois podem trazer perdas financeiras, organizacionais e judiciais. Os principais perigos envolvem a captura de dados sensíveis e ataques na rede. Entenda:

Roubo de informações confidenciais

Dados sensíveis como os de login, cartão de crédito, mensagens, e-mails, documentos e outros podem ser interceptados por terceiros em uma rede wireless exposta. O roubo dessas informações é perigoso, e dá aos hackers a possibilidade de uso ilícito ou fraudes. Como já dissemos, os danos não são só financeiros: especialmente em empresas, assuntos restritos podem vazar e causar ainda mais dores de cabeça. 

Uso ilegal

Usuários não-autorizados ou não-identificados podem usar sua rede para ilegalidades, como por exemplo a pirataria. É possível que o download desse tipo de arquivo traga consigo a disseminação de vírus e até implicações criminosas, dependendo do conteúdo ilícito baixado por meio do Wi-Fi do seu negócio. Como o indivíduo terá agido pela sua rede, qualquer investigação criminal levará a polícia até o seu estabelecimento. 

Ataques cibernéticos

Vírus, keyloggers e malwares podem ser introduzidos na sua rede corporativa quando ela não está devidamente assegurada. O phishing, por exemplo, é ainda mais comum, pois engana suas vítimas em troca de informação – ou seja, qualquer pessoa, mesmo que atenta, pode cair neste problema acidentalmente e, por consequência, causar perdas para a sua empresa também. 

Dicas de como melhorar sua segurança

Cuidar da segurança de rede Wi-Fi corporativa vai proteger a integridade da sua empresa contra todos os problemas que citamos. Para que isso seja efetivo, separamos dicas para você colocar em prática já. Confira:

  1. Gerencie e monitore os dispositivos conectados no Wi-Fi;

2. Coloque seu roteador em um local seguro, onde apenas pessoas autorizadas tenham acesso;

3. Crie uma rede separada para seus clientes. Com isso, você minimiza o congestionamento da rede, melhore a organização e previne atividades indesejadas;

4. Mude o nome e a senha do seu SSID (Service Set Identified). Evite usar o nome padrão e, se possível, oculte-o;

5. Use WPA2 ou WPA2-Enterprise para autenticação;

6. Mantenha os softwares e firmwares de rede atualizados;

7. Criptografe seu tráfego local com VPNs seguras, pois hackers podem ter acesso a ele até mesmo sem a senha;

8. Faça uma varredura de pontos de acesso não oficiais na sua rede e elimine-os;

Use um Hotspot Wi-Fi seguro para a rede de visitantes, registre usuários e gerencie suas atividades.

Com o FlexSpot, é possível gerenciar redes de Wi-Fi para clientes, gerar dados estratégicos sobre as pessoas usuárias e ainda aplicar ações de relacionamento com recursos de Wi-Fi Marketing. 

Nossa equipe cuida de todo o processo de segurança envolvido na solução e você ganha total controle dos acessos na sua rede. Assim, garantimos juntos o compliance da sua empresa perante a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Marco Civil da Internet, atendendo todos os requisitos de registros de acesso, coleta e armazenamento de dados. Ficou interessado(a)?

É hora de garantir praticidade e segurança no seu Hotspot Wi-Fi para esquecer os problemas causados por redes inseguras e ter mais tempo para focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.

Hotspot FlexSpot

Se você deseja entregar uma conexão Wi-Fi para os seus clientes, usar o FlexSpot será a solução mais eficiente.

Além de colaborar com a praticidade e a qualidade da conexão, o Hotspot Social libera o acesso à rede Wi-Fi por meio do login em uma rede social. Ou seja, ao se conectar, o cliente já te dá acesso à alguns dados de forma automática.

Um sistema de Hotspot como o FlexSpot transforma o seu Wi-Fi em uma ótima ferramenta de marketing!

Permite não só configurar a rede, como também obter leads qualificados, informações do comportamento de compra do cliente, exibir anúncios e comunicação direcionada, auxilia o processo de fidelização dos clientes, tem opção de monetizar o acesso, e por fim garante uma conexão segura de acordo com a legislação.

Conheça a FlexSpot!

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress