fbpx
qr-code
Flexspot

Flexspot

Saiba como usar o QR Code em sua empresa!Conheça 6 aplicações

O QR Code tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas. Ele já é utilizado em diversos cenários do dia a dia, além do ambiente corporativo e industrial. Conhecê-lo e saber como aplicá-lo pode fazer uma grande diferença nos resultados empresariais.

O sistema do QR Code é parte importante da transformação digital. Desenvolvido no Japão, ele foi utilizado inicialmente para catalogar peças em produção de veículos e, agora, vem sendo amplamente aplicado à chamada Indústria 4.0 para o gerenciamento de inventários e para o controle do estoque.

Como funciona o QR Code?

QR Code, é abreviação de Quick Response Code (Código de Resposta Rápida), é uma representação visual de uma informação binária, que pode conter dados tanto no sentido horizontal quanto na vertical. Essa característica bidimensional é a sua diferença para o código de barras convencional, que permite a leitura apenas na dimensão horizontal.

Sendo um código de barras bidirecional, sua leitura é feita por smartphones ou por outros dispositivos eletrônicos com câmera. A partir da sua leitura, ele pode abrir uma aplicação, um texto, SMS, número de telefone ou em um e-mail. Além disso, se o dispositivo também possuir acesso à internet, o código pode ser convertido em um endereço URL e abrir diferentes tipos de conteúdo.

Como dá suporte a esta gama de conteúdos extensos, o QR Code abre muitas possibilidades de uso em diversos segmentos. Ele permite inúmeras utilidades para as empresas, especialmente para o comércio em geral. Afinal, é uma importante ferramenta de comunicação que impacta diretamente a divulgação da marca, a melhoria da identidade e a proximidade com o consumidor, além de facilitar o controle financeiro.

Também pode ser utilizado para realizar pagamentos em canais online e em lojas físicas sem que haja a necessidade de digitações extras ou senhas. Além disso, ele consegue levar o cliente em potencial para o site da empresa, dispondo informações específicas sobre produtos ou serviços, que o guiam na jornada da compra.

Veja as 6 das principais aplicações do QR Code e saiba como ele pode contribuir de maneira eficaz para a agilizar processos de marketing e de vendas.


1. Propagação de informação

A acessibilidade disponível nos QR Codes transmite qualquer tipo de mensagem com objetivos industriais, comerciais ou corporativos. Por meio de aplicativos ou da câmera de smartphones, é possível, escanear o código bidimensional e acessar as informações online.

Os QR Codes possibilitam o carregamento de textos simples, favorecendo o uso dessa tecnologia no compartilhamento de informações, o que os torna muito comuns em produtos e embalagens de diversos setores.

Dessa forma, é possível ter acesso às especificações de itens, bastando utilizar um aplicativo de leitura de códigos e a câmera do celular para escanear o Code e obter todos os dados contidos em um produto, como data de fabricação, características técnicas, dados da indústria para contato, entre outras especificações.

Em produtos agrícolas, por exemplo, é possível disponibilizar informações de rastreabilidade. Essa é uma importante ferramenta de transparência que a indústria pode proporcionar aos consumidores.

2. Pagamentos e transações bancárias

Além de viabilizar pagamentos online com uma maior agilidade, o QR Code pode direcionar os clientes no momento da compra, transferindo os valores direto para um sistema ERP.

Assim, fica mais fácil o gerenciamento das informações financeiras. É possível manter os dados das contas e efetuar transferências com a leitura do QR Code para capturar informações, como ocorre com o sistema instantâneo de pagamento PIX.

Neste caso, os QR Codes funcionam como um atalho para a utilização da chave Pix. ao invés de informar os dados, como telefone, e-mail, CPF ou a combinação aleatória de números, basta exibir o seu código QR na tela do celular, no caixa de uma loja ou em mensagens no WhatsApp.

Quando o QR Code é escaneado pela câmera do celular, permite a transferência para a conta de seu emissor. Essa função é muito útil, principalmente para os varejistas e prestadores de serviço, já que poderão receber pagamentos por seus produtos e serviços precisar pagar intermediários como as operadoras de maquininhas e cartões.

Já para o consumidor, a principal vantagem é não precisar andar com diversos cartões por aí. Basta ter o celular em mãos para efetuar pagamentos. Contudo, esse tipo de operação exige o acesso à internet, pois é uma transação realizada por meio de um aplicativo do banco no qual a chave Pix está cadastrada.

Há dois tipos de QR Codes relacionados às chaves PIX: QR Code estático e dinâmico. O tipo estático pode ser usado continuamente, sempre apresentando os mesmos dados. Ele permite que o recebedor estabeleça o valor da transação ou que deixe essa opção aberta, para que o consumidor insira o valor a ser pago. Dessa forma, pode funcionar como etiqueta de um produto, com valor fixo, ou como representação dos dados bancários do recebedor.

A versão dinâmica do QR Code funciona apenas para uma transação. Mesmo que os valores, recebedor e pagador sejam os mesmos, um segundo pagamento exige um novo código. Esta opção é boa para compras online, que precisam ser compradas de forma exclusiva, com valores e recebedores específicos.

3. Check-in e formulários

Como o QR Code é capaz de abrir links, já tem sido muito utilizado para conectar espaços físicos e permitir o check-in de pessoas. Nesses casos, ele pode abrir formulários/páginas de login ou abrir uma aplicação específica.

Este tipo de uso do QR Code permite mais facilidade e comodidade no retorno às atividades presenciais em um ambiente de trabalho híbrido. Além disso, abre possibilidades em outras áreas e outros escritórios, com propósitos de coletar dados, requerer credenciais para entrada em espaços físicos e muito mais.

4. Otimização do controle de estoque

A aplicação do QR Code em processos de armazenamento de produtos ajuda a identificar e a localizar grandes quantidades de informações, como a descrição do produto, o lote de fabricação, a data de validade, a quantidade, entre outras.

Ele também pode ser utilizado com muita eficiência na indústria para a movimentação de estoques, quando é necessário detectar produtos, pallets e locais de armazenagem, como prateleiras, andares ou endereços. Dessa forma, esse tipo de tecnologia pode trazer benefícios para o estoque, como:

  • agilidade na separação e na expedição de produtos a partir da leitura do QR Code;
  • inspeção de quantidades de produtos separados para despacho, evitando eventuais falhas na entrega;
  • praticidade para visualizar os endereços de estocagem, simplificando a operação de armazenamento;
  • registro dos produtos entregues a cada cliente, facilitando o rastreamento;
  • segurança e simplificação nos processos que envolvem o inventário.

5. Marketing

Levar experiência para os clientes por meio de QR Codes personalizados potencializa o marketing de qualquer empresa. Isso porque muitos consumidores valorizam o layout das embalagens, em suas formas e cores, bem como as informações nelas contidas. Assim, essa tecnologia pode ser utilizada para transformá-las em uma experiência multicanal.

O código de barras também pode ser utilizado no marketing para melhorar a identidade da marca ou até mesmo servir como um cartão de visita, direcionando o consumidor para o site, para formulários de conversão e para catálogos de produtos.

6. Vendas

O QR Code, presente tanto online como em lugares estratégicos, ajuda a despertar a curiosidade do consumidor, levando-o às páginas online de promoções, de especificações do produto e do histórico da marca, motivando-o a buscar mais conteúdos no ambiente online da empresa.

Além disso, permite armazenar diversas informações que podem ser utilizadas em etiquetas ou em embalagens, como: instruções de uso, informações nutricionais, endereços para devolução, composição etc.

Com o FlexSpot ficou mais fácil criar conexões com seus clientes, melhorar o atendimento e aumentar as vendas. Saiba mais sobre.

O FlexSpot

Com o FlexSpot fica mais fácil e rápido o processo de captação de leads qualificados. Visto que para se conectar os clientes terão que se identificar preenchendo um cadastro com o nome, idade, sexo, estado, país de origem, e-mail, telefone entre outros. Os dados coletados via cadastro poderão ser utilizados não apenas para segmentar o público como também poderão ser integrados aos sistemas de automação de marketing (RD Station, MailChimp, Lead Lovers…). Para estreitar relacionamento com os clientes, otimizar o processo, potencializar as suas estratégias, e consequentemente aumentar as suas vendas.

Uma solução integrada permite não apenas facilitar o processo, mas também aproveitar melhor cada recurso. O FlexSpot também tem integração com gateways de pagamento, caso optar por oferecer acesso pago (via voucher e etc). É possível integrar o sistema com softwares de pesquisa de satisfação para aplicar o questionário no processo de login. Adquirir mais agilidade e eficiência é a meta de muitas empresas, portanto, a maioria não sabe como utilizar melhor as ferramentas e os recursos que têm, ou não conseguem integrar os dados para ter uma visão mais detalhada.

Confira todas as funcionalidades do FlexSpot!

Compartilhe este post

Veja também

plugins premium WordPress