fbpx
Você sabe identificar o seu cliente potencial?
Flexspot

Flexspot

Você sabe identificar o seu cliente potencial?

A segmentação dos seus consumidores é essencial para obter retorno cada vez mais positivo e estabelecer estratégias direcionadas, identificando seu cliente potencial.

Sendo assim, para identificar o seu cliente potencial é necessário fazer um estudo do perfil e comportamento de compra do seu público.

Quais estratégias eu devo utilizar para identificar o meu cliente potencial?

A primeira estratégia é verificar como o cliente chegou até você e qual o produto e/ou serviço ele pretende consumir. Identificar informações dos clientes em um e-commerce é mais fácil. Visto que, cada página do  site que o cliente acessa o Google Analytics e outras ferramentas, conseguem mensurar a trajetória do cliente e obter métricas de audiência (tempo de permanência. Quais páginas foram mais clicadas, acesso através de quais dispositivos, origem dos usuário, entre outros).

As ferramentas de análises nem sempre conseguem identificar com mais precisão as informações dos clientes, como nome, e-mail, número de celular e etc.

E o processo acaba sendo operacional. Portanto é necessário obter ferramentas que além de medir a audiência, podem auxiliar na identificação dos seus consumidores de forma mais rápida e precisa.

Abaixo serão descritas as principais estratégias:

1. Elaborar conteúdo relevante de acordo com o interesse do seu público

Gerar conhecimento é uma estratégia que agrega muito valor. Pois contribui para a sua marca ser mais lembrada. Divulgar os seus produtos e serviços por meio de conteúdo relevante, é uma estratégia que ajuda o seu público a identificar melhor o que realmente estão procurando, e quais são os benefícios de obter determinado produto e/ou serviços.

2. Divulgar informações e posts no site e nas redes sociais para criar engajamento

Após elaborar conteúdo relevante de acordo com o interesse de cada público, é importante saber como vai ser divulgado, a frequência que serão postados e quais as redes sociais que serão utilizadas. Para assim, gerar mais engajamento com os seus consumidores e obter mais visibilidade.

 

3. Criar landing pages e outras formas de obter informações detalhadas dos seus clientes

De acordo com o Rock Content  “O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound marketing, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais”.

E o principal objetivo é obter leads e criar novas formas de reter os seus clientes. Portanto, para isso são usadas landing pages, formulários, call to action (CTA), CRM, entre outros, que auxiliam na na identificação dos seus consumidores e se tornam aliados ao processo de fidelização dos seus clientes.

Acesse para obter informações sobre inbound marketing   

4. Disponibilizar wi-fi no seu estabelecimento e obter leads qualificados

Quando se trata de ambiente físico fica mais complicado obter informações detalhadas dos seus clientes, e muitos estabelecimentos não possuem cadastro e deixam de saber quem esteve na sua loja, restaurantes, bares, supermercados e etc. O wi-fi para clientes é uma opção para identificar os consumidores no seu estabelecimento e obter informações detalhadas dos seus clientes de forma simples, rápida e confiável, visto que para ter acesso à internet é preciso preencher um cadastro. Ao oferecer wi-fi no seu estabelecimento será possível analisar o comportamento dos seus clientes e obter dados importantes como: tempo médio de permanência, frequência, tipo de dispositivo utilizado, nome, endereço, cidade de origem, telefone, e-mail, entre outros.

Leia: Como obter leads qualificados?

 

5. Elaborar anúncios e comunicação direcionada

Os anúncios também são utilizados para atrair a atenção do público, e saber identificar o perfil dos seus clientes é fundamental para criar estratégias e comunicação direcionadas e coerentes.

Saiba mais sobre o wi-fi marketing e estratégias de comunicação direcionada

 

6. Analisar o comportamento do cliente 

Acompanhar o cliente em sua jornada de compra e analisar o seu comportamento é fundamental para obter informações detalhadas e insights que irão auxiliar no processo decisório e alinhamento estratégico da sua empresa. Não basta apenas elaborar uma comunicação criativa e gerar engajamento, tem que saber qual o seu cliente potencial para estabelecer um relacionamento e obter o máximo de retorno possível. 

Confira: Como melhorar a experiência de compra dos seus clientes?    

7. Aplicar pesquisa de satisfação

Aplicar pesquisa de satisfação é algo que toda empresa deveria fazer, pois nada melhor do que o feedback dos clientes para saber se a empresa está indo na direção certa, e qual a expectativa do seu público, e pode ser utilizada como parâmetro para estruturar ações mais assertivas e um marketing mais eficiente.

A pesquisa de satisfação também auxilia na segmentação dos seus consumidores. Visto que o método NPS classifica os clientes em Promotores, Neutros e Detratores.  E, também auxilia na retenção e fidelização dos seus clientes, impactando no lucro da empresa, pois clientes satisfeitos compram mais. 

Saiba mais sobre pesquisa NPS: A métrica para medir a lealdade do seu cliente 

Para manter contato com os clientes potenciais é importante saber informações específicas deste público e direcioná-los para o que realmente estão procurando. Além de implementar um processo de melhoramento contínuo e desenvolver uma cultura centrada no cliente. 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Veja também

wifi-marketing

O que é Wifi Marketing?

Entregar Wifi para o cliente em estabelecimentos comerciais, já é uma prática rotineira para quem deseja abrir um negócio. Uma vez que, entregar conexão gratuita

Leia mais »